Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Os limites do livre arbítrio humano - Darwinismo versus o polvo: Um dilema evolucionário - História da criação (parte 2 de 2) - História da criação (parte 1 de 2) - O politeísmo é uma opressão poderosa (parte 2 de 2) - O politeísmo é uma opressão poderosa (parte 1 de 2) - Afirmações Bíblicas confirmam que Jesus não foi crucificado - A psicologia do autocontrole no Islã (parte 2 de 2) - A psicologia do autocontrole no Islã (parte 1 de 2) - Por que os muçulmanos chamam os demais para o Islã? - Tratar convidados da maneira islâmica - Deus: al-Zahir & al-Batin (O Manifesto & O Oculto) - Deus: al-Malik (O Rei) - Unitarianismo (parte 2 de 2) - Unitarianismo (parte 1 de 2) -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Deus: al-Zahir & al-Batin (O Manifesto & O Oculto)
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

God,-al-Zahir-&-al-Batin-(The-Manifest-&-The-Hidden).jpgDeus diz: "Ele é o primeiro e o último. O Visível e o Invisível, e é Onisciente." (Alcorão 57:3)

O profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, disse, ao abordar Deus em súplica:

Ó Deus, Senhor dos céus e da Terra e do Trono Poderoso! Senhor nosso e Senhor de todas as coisas, que divide a semente e o núcleo, Que enviou o Torá, o Evangelho e o Critério (Alcorão). Busco refúgio em Ti do mal em tudo, tudo que pegas pelo topete. Ó Deus! Tu és o Primeiro, então nada O precede. Tu és o Último, então nada vem depois de Ti. Tu és o Manifesto, então nada vem acima de Ti. Tu és o Oculto, então nada vem abaixo de Ti. Cuide de nossos débitos e nos enriqueça para que não sejamos pobres.[1]

Deus é o Manifesto

Deus é o Manifesto que transcende acima de todas as coisas. É assim em Sua essência e atributos e também em Seu poder, força e autoridade.

Deus Se declara estando acima do Trono em sete lugares no Alcorão. Por exemplo, Ele diz: "Do Clemente, Que assumiu o Trono." (Alcorão 20:5)

E: "Vosso Senhor é Deus, Que criou os céus e a terra em seis dias, assumindo, em seguida, o Trono." (Alcorão 7:54)

Deus também diz: "Estais, acaso, seguros de que Aquele que está no céu não vos fará ser tragados pela terra?" (Alcorão 67:16)

E diz: "Temem ao seu Senhor, que está acima deles, e executam o que lhes é ordenado." (Alcorão 16:50)

Os anjos temem seu Senhor, que está acima deles. Da mesma forma, somos instruídos a dizer enquanto nos prostramos em oração: "Glorificado seja Deus, o Altíssimo!" Portanto, quando estamos no estado mais humilde de adoração, com nossas testas no chão, exaltamos a Deus e glorificamos Sua transcendência acima de toda deficiência e imperfeição.

Outro significado de "o Manifesto" é que a existência de Deus é manifesta à mente humana com provas e argumentos claros. Os sinais da Soberania de Deus são evidentes na criação.

Outro significado de "o Manifesto" é que Deus dá apoio aos Seus servos piedosos com Seu poder e assistência e estabelece a verdade, não importa o quanto aqueles que se opõem a ela se empenhem em inimizade. Deus diz: "Socorremos os crentes contra seus inimigos, e eles saíram vitoriosos." (Alcorão 61:14)

E Ele diz: "Enviou o Seu Mensageiro com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-la prevalecer sobre todas as outras religiões." (Alcorão 9:33)

A religião de Deus é manifesta. Sua verdade é evidente, apoiada por argumentos e provas sólidos. Também é manifesto por meio da vontade e decreto de Deus, de acordo com Sua sabedoria.

Deus diz: "Sabei que secundaremos Nossos mensageiros e os crentes, na vida terrena e no dia em que se declararem as testemunhas." (Alcorão 40:51)

O apoio de Deus vem de muitas maneiras. Também vem quando Deus deseja que venha. As pessoas não devem esperar sucesso instantâneo para seus esforços. Não devem ficar impacientes e precipitados. O apoio de Deus, assim como tudo o mais que se revela em nossa experiência terrena, tem suas normas e padrões, embora esse apoio possa vir de maneiras que são sutis ou totalmente inesperadas.

Ao mesmo tempo devemos saber que Deus nunca quebra Sua promessa, então quando Deus diz: "Sabei que secundaremos Nossos mensageiros e os crentes, na vida terrena..." sabemos ser verdade. Um crente pode ser forte e manifesto no mundo sem necessariamente estar em uma posição de proeminência.

A crise que muitos países do mundo muçulmano sofrem hoje é basicamente por conta de problemas internos. As ameaças externas aos países muçulmanos são apenas ecos de fraquezas internas mais fundamentais. Ainda assim, apesar de todos os problemas que os muçulmanos em todo o mundo estão enfrentando, o Islã está se propagando. As pessoas o estão abraçando todos os dias. Podemos ver as estatísticas do número de pessoas que estão abraçando Islã e ler os relatos de novos convertidos. Não estão aceitando o Islã por qualquer ganho terreno, mas porque o reconhecem como a verdade.

Certos grupos de interesse na mídia destacam os poucos indivíduos que deixam o Islã, embora existam claros incentivos terrenos que possam ser responsáveis para tal, como status, fama, riqueza, cidadania ou carreira política. Ao mesmo tempo, existem milhares de acadêmicos, cientistas e pessoas de mente aberta que aceitam o Islã livremente sem qualquer incentivo terreno. Com frequência têm que superar grandes obstáculos para professar abertamente sua fé: que acreditam no Senhor dos Mundos, o Senhor de Moisés, Aarão, Abraão, Jesus, Muhammad e todos os outros mensageiros de Deus.

Deus é o Oculto

Deus é o Oculto que não pode ser percebido por nossos sentidos físicos. Deus diz: "A visão não O alcança, mas Ele alcança todas as visões. Ele é Onisciente, o Prudentíssimo." (Alcorão 6:103)

Deus não pode ser compreendido por nossas imaginações. Não importa o quanto consideramos impressionantes nossos poderes imaginativos, não podemos imaginar Deus. Qualquer que seja a imagem que possamos inventar em nossas mentes, nada será como Deus. Compreender isso libertará muitas pessoas sinceras de suas desconfianças, preocupações, equívocos e dúvidas que as deixam mal.

Um crente deve saber que quaisquer suspeitas ou imagens que sua mente possa lhe apresentar, não pode ser Deus. Deus não pode ser compreendido pela imaginação, nem plenamente compreendido pela mente. Não podemos esperar captar uma imagem Dele. Qualquer imagem que possamos ter em mente é produto falso de nossos pensamentos. Não têm valor, não importa o quanto sejam belas ou terríveis.

A existência de Deus certamente é manifesta. Isso é algo que nossas mentes podem facilmente captar e a razão nos compele a aceitar. Ainda assim, ao mesmo tempo Ele está Oculto quando se trata da natureza verdadeira de Sua essência e atributos. Não pode ser visto por nossos olhos e não está sujeito às leis que governam nossa existência material e por meio das quais entendemos nosso mundo.

Entre os significados que entendemos desse nome é que Deus sabe todas as coisas, não importa o quanto ocultas, sutis ou obscuras possam ser. Embora Deus seja exaltado acima do Trono, além dos céus, Ele ao mesmo tempo está sempre próximo aos Seus servos.

Deus diz: "Criamos o homem e sabemos o que a sua alma lhe confidencia, porque estamos mais perto dele do que a (sua) artéria jugular." (Alcorão 50:16)

E Ele diz: "Não é necessário que o homem levante a voz, porque Ele conhece o que é secreto e ainda o mais oculto." (Alcorão 20:7)

Embora seja o Altíssimo, compreende toda Sua criação. Está próximo de tudo, intimamente ciente de tudo que transpira. Considerem como Deus menciona esses dois significados juntos nos versículos a seguir:

Primeiro, Ele diz: "Não te revelamos (ó Muhammad) o Alcorão para que te mortifiques. Mas sim como exortação aos tementes. É a revelação de Quem criou a terra e os altos céus, Do Clemente, Que assumiu o Trono." (Alcorão 20:2-5)

Então, imediatamente após mencionar Sua transcendência e altivez, diz: "Não é necessário que o homem levante a voz, porque Ele conhece o que é secreto e ainda o mais oculto. Deus! Não há mais divindade além d’Ele! Seus são os mais sublimes atributos." (Alcorão 20:7-8)

Esse nome de Deus também tem significado em como Deus Se relaciona com o mundo visível. Tudo que vemos é posse direta de Deus e está sob Seu poder. Para onde quer que voltemos nossos rostos, olhamos para Seu domínio.

De fato, esses dois nomes - o Manifesto e o Oculto - são ricos em significados, embora Deus refira-Se a Si próprio por esses nomes em um versículo do Alcorão, onde diz: "Ele é o primeiro e o último. O Visível e o Invisível, e é Onisciente." (Alcorão 57:3)

Enriquece nossa fé contemplar esses nomes. Sentimo-nos próximos a Ele, próximos Dele e menos apegados às coisas criadas e materiais. Percebemos que nosso conhecimento, habilidades, intelectos e percepções têm limites. Até quando aplicamos nossas mentes para compreender certos fenômenos no mundo criado, às vezes saímos daquela tentativa confusos e frustrados. Quando se trata de Deus nossas mentes podem rapidamente chegar ao conhecimento seguro de que Ele existe, por causa dos sinais de Sua existência que Ele colocou na criação. Podemos acreditar Nele com certeza absoluta. Ainda assim essas mesmas mentes não podem nunca esperar compreender Sua essência ou defini-Lo de maneira precisa.

Deus nos revelou por meio de Seu Livro e do que revelou a Seu mensageiro o que nos inspira a adorá-Lo, louvá-Lo, glorificá-Lo e agradecê-Lo. Ensinou muitos de Seus nomes e atributos por meio dos quais podemos nos aproximar cada vez mais Dele, sem jamais cairmos no erro de equipará-Lo às coisas criadas ou sermos vítimas do capricho de nossas imaginações.

"Nada é igual a Ele, e Ele é Ouniouvinte, Onividente." (Alcorão 42:11)



Notas de rodapé:

[1] Saheeh Muslim

 

http://www.islamreligion.com/pt/articles/10954/deus/

Hierarquia do Artigo:
Artigos Crenças do Islã Deus: al-Zahir & al-Batin (O Manifesto & O Oculto)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Últimos Vídeos
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2017

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo