Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: Capítulo 30, Ar-Room (Os romanos) - Capítulo 50, Qaaf (A letra Caf) - Capítulo 79, An-Naziat (Os arrebatadores) - Capítulo 72, Al-Jinn (Os gênios) - Capítulo 103, Al-Asr (O Tempo) - Capítulo 110, An-Nasr (A Ajuda) - Capítulo 102, At-Takathur (A cobiça) - Capítulo 98, Al-Bayyinah (A evidência clara) - Capítulo 90, Al-Balad (A Cidade) - Perguntas sobre a Outra Vida - Capítulo 36 , Ya Sin (Ya Sin) - Capítulo 3, Versículos 78-80: Crenças imperfeitas - Capítulo 2, Versículo 177: O versículo da virtude - Capítulo 2, Versículos 165 - 167: O maior pecado e como ser salvo - A Assembleia Diária do Profeta (parte 2 de 2) -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Capítulo 36 , Ya Sin (Ya Sin)
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

Descrição: Um breve comentário do capítulo 36 do Alcorão Sagrado.  Esse capítulo nos compele a pensar além de nossa vida desse mundo e nos lembra da Outra Vida, do poder de Deus e das consequências de nossos atos.

Por Aisha Stacey (© 2018 IslamReligion.com)

 

Introdução

O 36º capítulo do Alcorão se chama Ya Sin.  Recebeu esse nome em referência às duas primeiras letras do capítulo que são "ya" e "sin".  Dessa forma, não pode ser traduzido e é sempre deixado sem tradução.  Esse capítulo de 83 versículos foi revelado em Meca e como todos os capítulos mecanos, foca primariamente na crença na Unicidade de Deus e nas consequências de acreditar ou desacreditar nesse princípio básico.  O capítulo Ya Sin tem muitos versículos curtos e sua recitação com pausas curtas é muito emocionante.

Versículos 1 - 12 A revelação do Alcorão é um aviso para a humanidade

Deus jura pelo sábio Alcorão que o profeta Muhammad, que a misericórdia e bênçãos de Deus estejam sobre ele, é um mensageiro no caminho certo enviado para avisar aos que estão inconscientes.  O Alcorão está cheio de sabedoria e aqueles que não seguem sua orientação são desafortunados.  Entretanto, somente os que creem em Deus e temem Sua punição prestarão atenção ao aviso.  Deus mantém um registro claro de tudo.

Versículos 13 - 29 O exemplo dos três mensageiros

É dito ao profeta Muhammad para avisar às pessoas usando o exemplo dos três mensageiros.  Dois foram enviados às pessoas e então um terceiro para fortalecer seu número e, mesmo assim, as pessoas se recusaram a acreditar.  Os mensageiros se revelaram e emitiram um aviso, mas foram chamados de mentirosos e ameaçados com apedrejamento.  Um homem correu do outro lado da cidade dizendo ouçam, eles não querem uma recompensa.  Ouçam a mensagem, pediu ele, mas foi morto pelos descrentes e se viu abruptamente no paraíso.  Ainda assim queria que seu povo soubesse do perdão e misericórdia de Deus.  Deus não enviou um exército contra o povo, nem esteve prestes a fazê-lo.  Enviou apenas uma explosão celestial e todos caíram, sem vida.

Versículos 30 – 40 Aqueles que negam a ressurreição não veem os sinais

Infelizmente para a humanidade, diz Deus, ridicularizam os mensageiros e não veem quantas gerações foram destruídas antes.  Ninguém jamais retornará e todos se apresentarão perante Deus.  Negam a ressurreição, mas existem sinais em todos os lugares.  Deus dá vida a uma terra sem vida.  Existem frutos e fontes de água fresca.  Não produziram essas coisas sozinhos. Então, por que não são gratos.  Toda glória é para Deus que criou todas as espécies em pares e a humanidade em si, e muitas outras coisas que a humanidade desconhece.  É Deus Quem remove a luz do dia, fazendo a transição do dia em noite.  O sol gira em um curso fixado e a lua vem e vai de acordo com o comando de Deus.  O sol não alcança a lua e a noite não se sobrepõe ao dia porque Deus determinou o curso que cada um segue.

Versículos 41 - 51 Lembretes e avisos

Como um lembrete Deus Se refere ao dilúvio e a como nossos antepassados foram carregados na arca.  Deus continuou a criar meios para atravessar o mar e, se Ele quisesse, os povos seriam afogados e Ele não responderia aos seus chamados.  Não seriam salvos, exceto como misericórdia de Deus. Essa é uma referência ao nosso comportamento nesse mundo e nossa morada na Outra Vida. Os sinais chegam, mas os descrentes viram as costas.  Quando lhes é dito que deem generosamente do que lhes foi provido, ironizam os mensageiros e perguntam por que devem alimentar aqueles que Deus pode prover facilmente.  Perguntam arrogantemente "quando essa promessa (significando a Ressurreição) será cumprida?", mas uma única explosão os tomará enquanto ainda estiverem argumentando.  Então a trombeta será soada, sinalizando a Ressurreição.

Versículos 52-58 Uma cena do Dia da Ressurreição

As pessoas perguntarão quem as ressuscitou do lugar do sono (geralmente entendido como sendo o túmulo) e lhes será dito que essa é a promessa feita pelo Misericordioso (Deus) e sobre a qual os mensageiros avisaram.  Será apenas uma única explosão e toda a humanidade será trazida perante Deus.  No Dia ninguém será injustiçado e todos serão recompensados pelo que fizeram. Todos serão compensados por seus atos.  As pessoas do Paraíso serão recompensadas belamente e estarão sentadas em sofás com seus cônjuges, na sombra.  Lá terão todos os tipos de frutos e tudo que desejarem.  E além disso seu Senhor os saudará com "paz".

Versículos 59 – 65 Deus aborda os descrentes

Então Deus dirá, separem-se criminosos.  Removam-se das fileiras dos crentes para que sejam distinguidos deles.  Deus diz: "Não vos prescrevi, Ó Filhos de Adão, que não adorassem Satanás - porque ele é um inimigo claro para vós, e que adorassem somente a Mim?" Esse é um caminho reto, diz Deus, e ele (Satanás) desviou um número grande de vocês. Não puderam usar a razão para ver? É dito aos descrentes para entrarem no Inferno por causa do que negaram e se recusaram a acreditar e porque se recusaram a prestar atenção aos comandos de Deus.  Deus selará suas bocas, mas suas mãos e pés prestarão testemunho de tudo.

Versículos 66 - 76 O Alcorão é um aviso, um medidor entre o certo e o errado

Deus podia ter deixado a humanidade sem orientação, mas por causa de Sua misericórdia, não o fez.  Podiam ter sido deixados cegos sem meios para verem ou deformados sem meios de se moverem para frente ou para trás, mas não o fez.  O profeta Muhammad não é um poeta, não lhe foi dado mera poesia. Ao contrário, recebeu um livro claro de orientação, o Alcorão.  É um aviso para que o julgamento de Deus seja passado de acordo com ele.  Deus então nos informa de uma das muitas bênçãos que nos concedeu: o gado. Criou-o para uso geral, para ser usado como meio de transporte, alimento e leite e para outros benefícios. Ao invés de agradecer a Deus por essas bênçãos, os descrentes adotaram outras deidades ao lado de Deus para adoração e até os invocam pedindo ajuda, mas elas não podem ajudar! Até mesmo um exército inteiro combinado de deuses falsos não consegue ajudar em nada.  Deus diz ao profeta Muhammad para não ficar angustiado com o que dizem porque Ele sabe o que revelam e o que ocultam.

Versículos 77 - 83 O Criador é o Único a trazer a vida de volta

A humanidade parece esquecer sua origem e Deus nos lembra que fomos criados de uma gota de fluido.  Ainda assim disputam abertamente perguntando quem devolve a vida aos ossos, após terem decaído. Deus diz que o Único que lhes dá vida em primeiro lugar, os trará de volta. Somente Ele tem conhecimento de cada ato da criação.  É Ele Quem produz fogo para que a humanidade possa se beneficiar e criou os céus e a terra. Não é fácil então para Ele trazer as pessoas de volta? Claro que é! Quando Deus deseja qualquer coisa, apenas diz "Sê!" e é.  Toda a glória pertence a Deus, que controla tudo e é para Ele que a humanidade será ressuscitada.

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/10825/capitulo-36-ya-sin-ya-sin/

Hierarquia do Artigo:
Artigos O Alcorão Sagrado Capítulo 36 , Ya Sin (Ya Sin)


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Últimos Vídeos
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2018

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2018 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo