Bem vindo ao Site Brasileiros Muçulmanos - Últimos Artigos: O Conceito de Ummah no Islã - Islã Entra no Extremo Oriente - Os Coranistas (Coranismo) - Capítulo 2, Al-Baqarah (A Vaca) Parte 3 de 5 - Capítulo 2, Al-Baqarah (A Vaca) Parte 2 de 5 - Capítulo 2, Al-Baqarah (A Vaca) Parte 1 de 5 - A oração do Tarawih - Quando a pessoa em jejum deve quebrá-lo? - As coisas que invalidam o jejum - Algumas Sunnan (atos recomendáveis) sobre jejum - Capítulo 105, Al Fil (O Elefante) - Capítulo 97, Al-Qadr (A Noite do Poder) - Capítulo 94, Ash-Sharh (A Abertura) - Capítulo 96, Al-'Alaq (O coágulo) - Capítulo 104, Al-Humazah (O Difamador) -
Este site tem por objetivo divulgar o Islam, seguindo a Ahlus Sunnah wal Jama'a (Seguidores da Sunnah e a Comunidade), o Islam em sua mais pura forma, o Islam que foi ensinado pelo nosso querido Profeta Muhammad (s.a.w.s) e seguido pelos seus Nobres Companheiros (Sahaba).
Capítulo 2, Al-Baqarah (A Vaca) Parte 1 de 5
  Clique aqui para retornar às Categorias de Artigos

http://www.ilmgate.org/wp-content/uploads/2010/04/Cows.jpg

 

Descrição: Um guia para os justos, as consequências da hipocrisia e recompensas para os crentes. Isto é seguido pela história de Adão e lembretes para os filhos de Israel.

 

Por Aisha Stacey (© 2018 IslamReligion.com)

 

Introdução

Capítulo dois, contendo 286 versículos, é o mais longo no Alcorão. Foi revelado em Medina e o título, A Vaca, vem da história da vaca discutida nos versículos 67 a 73.  O Profeta Muhammad, que a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, disse que tudo tem o seu ápice e o ápice do Alcorão é A Vaca. Ela flui facilmente de um assunto para outro e seu público principal inclui os crentes, os judeus de Medina e os hipócritas.  Os capítulos de Medina concentram na construção de uma forte sociedade muçulmana e este capítulo lida com muitas questões sociais, culturais, econômicas, políticas e legais.

Versículos 1 - 10 Um livro de orientação

Capítulo 2 é o primeiro dos 29 capítulos que começam com uma combinação de letras árabes. Estas combinações são formadas a partir de quatorze letras e o capítulo dois começa com alif, lam e meem. Deus não revelou um significado específico ligado a qualquer uma dessas combinações, embora eruditos islâmicos tenham sugerido algumas teorias.

Este é o livro, um guia para aqueles que estão conscientes de Deus. No capítulo de abertura Deus nos ensinou a pedir orientação e no segundo capítulo Ele nos apresenta um livro de orientação. Não há dúvida sobre sua origem. Desde o início Deus enfatiza o fato de que somente aqueles com a consciência de Deus (taqwa) pedirão e aceitarão orientação. É a orientação para aqueles que têm taqwa, creem no incognoscível, estabelecem a oração, fazem caridade daquilo que Deus providenciou, acreditam nesta revelação e nas revelações anteriores e creem na Outra Vida. Essas pessoas irão prosperar. Aqueles que não creem não ouvirão o aviso do Profeta Muhammad. Deus cobriu seus ouvidos, olhos e corações como um resultado direto de sua arrogância e pecaminosidade persistentes. Há uma grande punição os aguardando.

Versículos 8 - 20 Os hipócritas

Há alguns que dizem acreditar, mas não acreditam. Eles estão tentando enganar a Deus, mas sem saber que só estão se enganando. Seus corações estão doentes, e tratamento agonizante espera por eles por causa de sua mentira persistente. Quando lhes é dito para não causar corrupção, justificam suas ações dizendo que só estão acertando as coisas ou tentando fazer a paz. Cuidado com aqueles que fazem o mal, mas não percebem o que estão fazendo. Quando lhes é dito para acreditar como os outros acreditam, eles respondem sarcasticamente referindo-se aos crentes como tolos. Quando estão com os crentes fingem acreditar, mas quando estão entre eles, zombam. Deus zomba de quem não está bem encaminhado e permite que vagueiem cegamente. Eles compraram erro em vez de orientação. Nunca retornarão ao caminho certo. Deus nos presenteia com parábolas, a fim de que possamos compreender os Seus caminhos. Se estivermos rodeados de luz e guiados, Ele pode facilmente remover a Sua orientação.  E se estivermos com medo e abrigados de uma tempestade, Deus é capaz de nos deixar na escuridão, porque Ele tem poder sobre todas as coisas.

Versículos 21 - 29 Adorem somente a Deus

Humanidade, adore a Deus, Aquele que lhes criou e àqueles que lhes precederam, para serem conscientes Dele. Ele estendeu a terra, construiu o céu, e enviou a chuva para fornecer-lhe sustento. Não estabeleça rivais a Deus; sabem que não há nada comparável a Ele. Se você tiver dúvidas sobre a revelação, produza o seu próprio capítulo como este. Se precisar de ajuda, chame aqueles que estabeleceu como rivais a Deus. Isso não é possível, você nunca será capaz de fazê-lo. Então, tema o Inferno, cujo combustível é a humanidade e pedras. Ele está preparado para os incrédulos.

O Profeta Muhammad traz uma boa notícia para aqueles que acreditam. Eles terão jardins, abaixo dos quais correm os rios. Receberão frutas semelhantes, mas não as mesmas que aquelas que reconhecem da terra. Ficarão nos jardins para sempre com cônjuges.

Deus nos apresenta exemplos e parábolas; os crentes sabem que são a verdade. Os descrentes perguntam o que os exemplos significam. Deus faz com que os rebeldes se desviem ainda mais. Os que quebram suas alianças ou espalham corrupção são os perdedores. Por que negariam Deus? Ele lhes deu vida e fará com que morram antes de trazê-los à vida novamente. Retornarão para Ele.

Versículos 30-39 A história de Adão

Quando Deus disse aos anjos que estava colocando a humanidade na terra, eles perguntaram por que Ele iria colocar ali aqueles que causam derramamento de sangue e danos. Salientaram que eles (os anjos), apenas celebrar Seus louvores e glorificam Seu nome. Deus respondeu que Ele tinha conhecimento de coisas que eles não sabiam.

Adão foi ensinado os nomes de todas as coisas, mas quando Deus as mostrou aos anjos eles não conseguiram dizer os nomes de nada. Deus orientou Adão a contar aos anjos todos os nomes e quando ele o fez, Deus lhes lembrou de que havia dito que Ele sabia coisas que eles desconheciam. Deus, então, pediu aos anjos para se prostrarem diante de Adão. Todos eles se curvaram respeitosamente, exceto o desobediente Iblis (Satanás), que era arrogante.

Foi dito a Adão que vivesse no paraíso com sua esposa. Eles foram autorizados a comer livremente e em abundância, mas ordenados a não se aproximarem, ou comer, de certa árvore. Satanás tentou-os a desobedecer e eles foram expulsos do paraíso. Deus disse que enviaria todos para a terra onde viveriam por um determinado período de tempo e seriam inimigos uns dos outros. Ele então falou com Adão e lhe ensinou como se arrepender. Deus aceitou seu arrependimento e disse a Adão que, embora eles tenham sido expulsos, a orientação viria, e aqueles que aceitassem a orientação não teriam nenhuma razão para temer ou lamentar. Mas aqueles que continuassem a não acreditar, mesmo depois de os mensageiros terem vindo, habitariam eternamente no Fogo.

Versículos 40 - 52 Recorde dos favores de Deus

Os judeus são lembrados das suas bênçãos e da promessa que fizeram a Deus. Acreditem nesta revelação que confirma a sua própria escritura. Não neguem este Alcorão e não vendam as revelações anteriores por um preço pequeno. Temam somente a Mim e não misturem verdade com falsidade ou escondam a verdade. Estabeleçam a oração, paguem as caridades prescritas e curvem-se com as outras pessoas que se curvam. Esperam que os outros sejam justos e se esquecem de serem justos? Pensem! Aqueles que não temem a Deus acham que é difícil ser paciente e humilde.

Lembrem-se do favor de Deus e de como Ele os preferiu sobre todas as pessoas no mundo. Protejam-se contra um Dia em que nenhuma intercessão será aceita. Lembrem-se de que Deus os salvou do povo do Faraó, dividindo o mar e afogando o povo do Faraó diante dos seus olhos. E lembrem-se do encontro que Deus teve com Moisés durante quarenta noites. Enquanto ele estava fora, vocês começaram a adorar um bezerro. Você eram malfeitores, mas ainda assim Deus os perdoou. Não conseguem ser gratos?

 

https://www.islamreligion.com/pt/articles/11302/capitulo-2-al-baqarah-vaca-parte-1-de-5/

Hierarquia do Artigo:
Artigos O Alcorão Sagrado Capítulo 2, Al-Baqarah (A Vaca) Parte 1 de 5


Navegação de Artigos:

<< Artigo Anterior || Próximo Artigo >>
Compartilhar esse Artigo:
Url
BBCode
HTML

Meu Amor por Jesus
Nasci católico e como tal fui educado na crença de que o catolicismo era a única religião verdadeira. saiba mais
Ouça o Alcorão
Já está disponível em nosso site o "Nobre Alcorão e seus Significados em Português" saiba mais
Leia o Alcorão
Agora além de poder ouvir a bela recitação do Alcorão, você também pode ler o "Nobre Alcorão" saiba mais
Assista como fazer Oração
Saiba como praticar a oração, desde a ablução, até a recitação do alcorão em árabe. saiba mais
Últimos Vídeos
Divulga Islam
Somos um grupo de muçulmanos brasileiros que trabalha com a divulgação do islam na internet saiba mais

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br Site Brasileiros Muçulmanos © 2009-2019

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones.
Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3

Os materiais postados neste site não refletem necessariamente as visões do Grupo Divulga Islam, o qual não reivindica responsabilidade sobre os artigos contidos neste site, sendo os mesmos de responsabilidade dos seus escritores.

É necessário utilizar o Firefox para este site
voltar ao topo